Torci o joelho, o que fazer agora?
21 de ago. de 2024
Pelada de domingo, 0x0, o zagueiro do seu time recupera uma bola na defesa e faz um lançamento longo para iniciar um contra-ataque. Você, de costas para o gol adversário gira o corpo, num movimento de explosão, para ir atrás da bola; é o seu momento de surpreender a defesa adversaria e marcar o gol da vitória... Um estalo, uma dor forte e... quando se deu conta, você já estava no chão. A pelada é interrompida, você tenta se levantar para continuar jogando, mas não consegue seguir na partida. Dentro de algumas horas, você percebe que o joelho está inchando bastante... E agora, o que fazer?

Essa história é fictícia, mas poderia ser um relato de muitos pacientes que vejo no consultório. Na combinação de uma lesão “sem contato”, um estalido associado a dificuldade de continuar a prática da atividade em questão e o surgimento de um inchaço no joelho, a lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) está presente em até 70% das vezes! Antes mesmo do exame físico, já podemos ter uma hipótese diagnóstica.
Primeiros socorros.
Dr. Ricardo, mas e aí, o que se deve fazer num cenário como esse? Depois de uma entorse, ou torção, no joelho, a primeira coisa a se fazer é manter a calma e iniciar medidas inicias básicas como aplicar gelo sobre o joelho e procurar um atendimento no setor de emergência. É importante realizar uma radiografia nesses casos pra que uma fratura não fique sem diagnóstico!
Depois de excluir lesões ósseas, é importante imobilizar o joelho com um “brace” ou imobilizador longo. Além de aliviar a dor, iniciamos o tratamento de possíveis lesões ligamentares.
O controle da dor também é fundamental e medicações analgésicas e anti-inflamatórias serão prescritas pelo colega da emergência.
Avaliação do especialista
O próximo passo é procurar um especialista em lesões do joelho da sua confiança para poder conduzir o tratamento definitivo! O exame físico é fundamental para o diagnóstico! Um cirurgião especializado irá realizar as manobras específicas para avaliar os ligamentos, como a famosa manobra da gaveta anterior ou o teste de Lachman.
Após a avaliação do especialista, será necessária uma ressonância magnética do joelho para confirmar a hipótese diagnóstica e diagnósticas possíveis lesões associadas com as lesões de menisco, de cartilagem e de outros ligamentos.

Retorno a vida sem restrições
Com a investigação diagnóstica completa, podemos propor um plano de tratamento para poder retornar a prática esportiva sem restrições. A reabilitação pode incluir um ou mais procedimentos cirúrgicos, dependendo a gravidade das lesões encontradas.
Gostou desse conteúdo? Te ajudou de alguma forma? Assine nossa Newsletter e compartilhe com seus amigos e familiares.
Dr. Ricardo Duran Sobral
CRM: 52 1106287
TEOT: 18355
RQE: 44191