Ventania, Garrincha e joelhos

25 de set. de 2024

Se você gosta de futebol, com certeza Garrincha é um nome que você conhece. Um dos grandes jogadores da história da Seleção brasileira de futebol e que ajudou a nos consagrar como a terra do futebol. Alguns até ousam dizer que jogava mais do que Pelé! Certamente um tema polêmico e rende uma boa discussão. Por ironia do destino, o nosso querido Ponta direita entortou muito zagueiro com seus dribles, mas quem tinha as pernas tortas era o próprio jogador, conferindo o apelido de “anjo de pernas tortas”.

Manoel Francisco dos Santos possuía uma deformidade que chamamos de “joelhos em ventania”, que se apresenta quando uma perna tem um joelho para dentro (genu valgo) e a outra perna tem o joelho para fora (genu varo). Se a aparência pouco habitual ajudava na sua mágica com a bola, certamente era muito pouco saudável para os seus joelhos.

Quais as consequências da deformidade?

Quando estamos falando de joelhos com mal alinhamento, seja Genu varo ou Genu valgo, podemos fazer uma comparação esdrúxula, mas que fica fácil de entender. Imagina um pneu de carro que está mal alinhado. Não surpreende que o desgaste acabe sendo assimétrico. Com os joelhos mal alinhados o raciocínio é muito semelhante. A presença de deformidades no plano coronal acaba por criar uma sobrecarga assimétrica em um dos compartimentos do joelho, levando a sintomas e lesões.

Como são as pernas consideradas “nomais”?

Nas ciências da natureza, praticamente nada tem um valor absoluto, mas uma distribuição que tem uma tendência central. O mesmo podemos dizer sobre o alinhamento dos nossos membros inferiores. A grande maioria dos indivíduos saudáveis e considerados “normais” acaba ficando próximo do joelho “neutro”, ou seja, com a perna reta ou próxima disso.



Essa tendencia de termos um joelho neutro acaba por promover uma distribuição do nosso peso aproximadamente equivalente entre os compartimentos do joelho, garantindo um bom funcionamento e uma boa longevidade da cartilagem e demais estruturas importantes pra nossa articulação.

Existe tratamento para as deformidades?

              A boa notícia é que sim, existe tratamento para o genu varo, genu valgo e para o infame joelho em ventania. Este é um campo da cirurgia ortopédica que tem visto grandes avanços científicos nos últimos anos, com diversas opções de implante disponíveis.

              A correção dessa deformidade pode ser realizada no osso da tíbia, no osso do fêmur ou até mesmo em ambos ao mesmo tempo em deformidades maiores. Esse assunto é muito interessante e falaremos mais sobre as indicações e situações específicas em que utilizo as osteotomias.

Gostou desse conteúdo? Te ajudou de alguma forma? Assine nossa Newsletter e compartilhe com seus amigos e familiares.

 

Dr. Ricardo Duran Sobral

CRM: 52 1106287

TEOT: 18355

RQE: 44191